top of page
Background 2

FILOSOFIA DA PÓS-MODERNIDADE: ENTRE CONHECIMENTO, RECONHECIMENTO E ALTERIDADE

FILOSOFIA DA PÓS-MODERNIDADE: ENTRE CONHECIMENTO, RECONHECIMENTO E ALTERIDADE
“Refletindo sobre a possibilidade de estudar as teorias críticas da pós-modernidade filosófica, o livro de Inocélio Ussivane é inovador sob vários aspectos, em especial ao cobrar nossa urgente co-responsabilidade na compreensão epistemógica dos conhecimentos negligenciados pela modernidade e que resultou em novos desafios ao diálogo multicultural da atualidade em fazer recuperar determinados saberes confinados ao silêncio, atribuindo a eles não apenas a importância que sempre tiveram, mas acentuando outros contornos de Alteridade cultural e axiológica para o conhecimento pertinente e prudente.
O livro de Inocélio é igualmente inovador sob questões temáticas relevantes e que se desdobram ao longo do texto sinalizando ao leitor acerca de problemas filosóficos e educativos urgentes que merecem sair da invisibilidade, tendo o destaque teórico propositivo para o enfrentamento à luz do tempo presente. O roteiro temático do autor concilia perspicácia e sensibilidade, rigor e vigor, saber e sabor, assumindo de frente o espírito das filosofias pós-modernas que operam por meio da dialogia, da coimplicação de problemas aparentemente distantes e, principalmente, do que é simultâneo, oposto e complementar.
Temas como a sociedade da informação, mundo do consumo e seus simulacros, modernidade líquida, localismos e globalismos, cultura de massa, crise de paradigmas e mercantilização do conhecimento. Enfim, a obra aproxima os princípios fundamentais para a pesquisa e estudo aprofundado das Filosofias Pós-Modernas, selecionando temas aparentemente dispersos, geralmente imperceptível ao leitor desatento. Remete nosso olhar ao estranhamento daquilo que escapa um entendimento imediato e apressado. Expande nossa compreensão sobre a realidade e o mundo em que vivemos, nos colocando diante de uma Filosofia mais integradora da existência” - Harald Sá Peixoto Pinheiro .
Inocélio Ussivane
bottom of page