top of page
SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: APROXIMAÇÕES, REFLEXÕES E TENSIONAMENTOS
“Ao percorrer as páginas desta obra, o/a leitor encontrará aproximações, reflexões e tensionamentos de saberes didático-pedagógicos produzidos na educação básica e, também, em espaços constituintes que fortalecem a identidade profissional do/a futuro/a professor/a. Não há dúvidas que as Instituições de Ensino Superior (IES) atuam numa respeitável função na sociedade: dentre as diversas atuações, a preparação do/a futuro/a professor. De fato, isso é condição sine qua non para o exercício da docência. No entanto, se limitar as IES para a capacitação de professores/as implica em negar as aprendizagens que a própria prática docente nos ensina. Desse modo, entendo, como dimensões inseparáveis, a formação de professores nas IES e a formação na própria escola, seja durante os cursos de graduação, em que os/as licenciandos/as vão a campo para a realização dos estágios, projetos de extensão ou outros, ou mesmo durante o exercício profissional.
Esta obra iniciará com um breve histórico da trajetória do estágio supervisionado, no Brasil. É apresentado uma linha do tempo que traz, visualmente, a identificação do avanço do estágio supervisionado, no cenário Nacional. Depois, são refletidos sobre esses marcos na trajetória do estágio supervisionado. Em seguida, os outros capítulos mostrarão aproximações, reflexões e tensionamentos na e da escola, com a formação de professores, a partir de práticas, relatos de experiências, propostas didáticas, problematizações e experimentos com roteiros e sugestões para a sala de aula.
É neste cenário que as reflexões geradas nas instituições de ensino básico promovem a multiplicidade de saberes espalhados Brasil afora: pela divulgação de obras como esta, que se preocupam com as necessidades, limitações, mas também a potencialidade que o chão das escolas pode gerar na e pela produção de saberes didático-pedagógicos” - Dr. Paulo Vitor Teodoro
EISBN: 978-65-5440-149-4
DOI: 10.29327/5295111
Paulo Vitor Teodoro, Bruna Beatriz da Rocha, Rebeca Freitas Ivanicska
bottom of page