top of page

RELAÇÕES ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E MINORIAS SOCIAIS NA AMAZÔNIA

A obra emerge como um testemunho sensível e profundo sobre os desafios e transformações da educação científica na Amazônia. A partir de uma narrativa que mescla pesquisa, experiência pessoal e reflexão crítica, o livro investiga as contribuições dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC), turma de 2015, para o ensino e a inclusão das minorias sociais na região amazônica.
Com base em uma abordagem qualitativa e em um estudo de caso denso e interpretativo, a autora revisita sua trajetória de vida e docência, articulando memórias, ancestralidade e luta social. A pesquisa percorre as fases da “metamorfose” — do ovo à borboleta — como metáfora do processo formativo e transformador vivenciado pelos doutores egressos. Entre os temas centrais, destacam-se as mudanças de paradigmas educacionais, a inclusão de pessoas com deficiência, a presença de mulheres, indígenas e negros na ciência e a resistência cultural na Amazônia.
O livro convida o leitor a compreender o papel social da educação científica e a importância da REAMEC na formação de professores-pesquisadores comprometidos com a diversidade, a equidade e a justiça social. Em linguagem envolvente e poética, a autora faz da pesquisa um exercício de afeto e resistência, reafirmando que o ensino de Ciências e Matemática pode — e deve — ser instrumento de transformação humana e social na Amazônia brasileira.
Jusiany Pereira da Cunha dos Santos, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines
bottom of page